Snowden Revela: O Que Sua TV Está Fazendo Com Você

Postado em Atualizado em

O ex-agente da CIA Edward Snowden, revelou que até mesmo nossas televisões são agora plenamente capazes de invadir a nossa privacidade, nos observando em nossas próprias casas. Depois de revelar em 2013, que os governos de todo o mundo conspiram com as empresas multinacionais de telecomunicações e que têm recolhido dados sobre seu público, o último tweet de Snowden é ainda mais chocante. Em 26 de fevereiro de 2017, Snowden twittou: “Quem vigia os telespectadores? Sua TV”.

edward-snowden
Com a distribuição generalizada de Smart TVs, as empresas podem agora não só coletar dados sobre o que assistimos, mas na verdade, podem assistir e nos ouvir em nossas próprias casas através de nossos televisores. A tecnologia recentemente lançada da TVision Insights permite às empresas monitorarem se sua audiência está se envolvendo com o que está em sua programação, permitindo a análise de quais propagandas são eficazes e qual resposta emocional o observador está sentindo para um determinado programa de TV.

Através do uso de dispositivos do Microsoft Kinect, semelhantes aos usados com os sistemas de jogos de Xbox, instalados no topo dos televisores, os monitores da TVision captam onde os olhos dos espectadores são focados, suas expressões faciais e se eles parecem engajados e felizes com o que você está assistindo. A empresa foi fundada pelo graduado Dan Shiffman da MIT Sloan School of Management e por mais um colega, mas  ainda estão nos estágios iniciais de desenvolvimento. Por enquanto esta tecnologia está sendo testada voluntariamente em 7.500 pessoas nas áreas de Boston, Chicago e Dallas e Fort Worth, com estudos mais amplos aguardados para o futuro.

snowden twitter
Dada a recente história do governo de espionar seu povo e de registrar grandes quantidades de dados, no entanto, existem preocupações bem fundamentadas sobre como essa tecnologia pode ser usada no futuro. Por exemplo, se a TVisions trabalhasse com empresas de publicidade e fabricantes de televisores, em breve poderia haver esta tecnologia presente em cada novo aparelho de televisão vendido, capaz de nos observar em nossas próprias casas. A Samsung admitiu há dois anos que suas Smart TVs eram capazes de gravar conversas de salas de estar, até chegando a emitir uma declaração sobre o assunto: “Tenha em mente que se suas palavras incluem informações pessoais ou outras informações sensíveis, essa informação Estarão entre os dados capturados e transmitidos a terceiros”. Há também preocupações sobre o quão seguro este tipo de informação é mantida.

Mesmo com uma assinatura voluntária de um serviço de monitoramento como as TVisions no futuro, talvez em troca de contas de  TV a cabo reduzidas, as informações poderiam ser roubadas, vendidas a terceiros ou coletadas sorrateiramente pelo governo. A empresa Vizio fez a mesma coisa com a gravação de dados sobre pessoas e para vendê-los à terceiros, e foi multado em US $ 2,2 milhões de dólares. Considerando que eles tinham vendido 11 milhões de televisores por este ponto e estavam coletando dados por dois anos, isso dificilmente parece ser um empecilho por parte do governo, que também não os forçou a revelar quais as empresas que tinham vendido seus dados.

Fonte

Anúncios