Cuidado: O Google Registra Tudo Que Você Pesquisa e Fala

Postado em Atualizado em

O Google tem o registro de tudo o que você disse nele por anos, e você mesmo pode ouvi-lo. A empresa grava silenciosamente muitas das conversas que as pessoas têm em torno de seus produtos.

google 1984
O recurso funciona como uma forma de permitir que as pessoas pesquisem com sua voz e armazenar essas gravações, presumivelmente, permite ao Google “aprimorar” suas ferramentas de reconhecimento de idiomas, bem como os resultados que ele dá às pessoas.

Mas também vem com uma maneira fácil de ouvir e “apagar” todas as informações que coleta. Isso é feito através de uma página especial que reúne as informações que o Google tem sobre você.

É encontrado indo para a página de histórico do Google e olhando para a longa lista de gravações. A empresa tem uma página de áudio específica e outra para a atividade na web, que irá mostrar-lhe todos os lugares onde o Google tem um registro que você estava na internet.

O novo portal foi introduzido em junho de 2015 e tem estado ativo no ano passado – o que significa que agora está provavelmente cheio de várias coisas que você disse, e que você pensou que poderia ter sido em particular.

As gravações podem funcionar como uma espécie de diário, lembrando-lhe dos vários lugares e situações que você e seu telefone têm estado. Mas também é um lembrete de quanta informação é coletada sobre você, e quão íntima que a informação pode ser.

Você verá mais se você tiver um telefone Android, que pode ser ativado a qualquer momento apenas dizendo “OK, Google”. Mas você também pode ter gravações em qualquer dispositivo que você tenha interagido usando o Google.
google-brother_0Na página, você pode ouvir todas as gravações. Você também pode ver informações sobre como o som foi gravado – seja pelo aplicativo do Google ou em outro lugar – bem como qualquer transcrição do que foi dito se o Google o transformou em texto com êxito.

Mas talvez a mais útil – e menos indecente – razão para visitar a página é apagar tudo de lá, se assim o desejar. Isso pode ser feito selecionando gravações específicas ou excluindo tudo de uma só vez.

Para excluir arquivos específicos, você pode clicar na caixa de seleção à esquerda e depois voltar para o topo da página e selecionar “excluir”. Para se livrar de tudo, você pode pressionar o botão “Mais”, selecione “Excluir opções” e depois “Avançado” e clique.

A maneira mais fácil de parar o Google de gravar tudo é desligar o assistente virtual e nunca usar a pesquisa por voz. Mas essa solução também atinge o problema central de muita privacidade e uso de dados hoje – fazendo assim corta uma das coisas mais úteis sobre ter um telefone Android ou usando a pesquisa do Google.

Saiba mais:

Será que o Google respeita a privacidade das nossas pesquisas e e-mail?

Google castigará páginas de anticiência e teorias conspiratórias com novo algoritmo em andamento

Siga pelo Twitter @fugadacaverna

Fonte

Anúncios