Sonda Cassini Consegue Mergulhar nos Anéis de Saturno

Postado em Atualizado em

A sonda Cassini transmitiu para a Terra as primeiras fotos de Saturno e seus anéis obtidas depois de ter voado através da atmosfera de Titã e da passagem para uma nova órbita pouco antes do primeiro mergulho através do anel do planeta gigante, disse o Laboratório do Movimento Reativo da NASA.

saturno-imagens-sonda-capa
“Estes dados e fotos são o princípio do fim – a última fase da nossa missão histórica de estudar Saturno. Estas imagens e fotos posteriores que recebemos da Cassini serão uma recordação de que a nossa sonda viveu uma vida muito corajosa e interessante orbitando e estudando o planeta mais maravilhoso do Sistema Solar”, disse Carolyn Porco, membro da missão Cassini do Instituto de Estudos Espaciais em Boulder.

A estação interplanetária Cassini, que funcionou no espaço por cerca de 20 anos, iniciou em novembro a última etapa da sua vida.

A Cassini voou sobre o polo norte de Saturno tirando fotos do hexágono em camadas altas da sua atmosfera e depois atravessou os famosos anéis de Saturno. Ela já transmitiu essas imagens para Terra e as fotos do mergulho nos anéis serão recebidas nos próximos dias.

saturno-imagens-sonda
Colagem de vista pelo polo Norte e anéis de Saturno, imagem tirada pela sonda Cassini

 

O segundo voo através dos anéis de Saturno será realizado no próximo fim de semana. No domingo, a sonda mergulhará nos anéis menos densos do planeta gigante. No total, a Cassini passará por 20 vezes através dos anéis de Saturno e depois se aproximará de Titã e em seguida mudará sua trajetória e terminará sua existência colidindo com Saturno.

saturno-imagens-sonda-detalhe
Área perto do polo Norte e anéis de Saturno, imagem tirada pela sonda Cassini


A missão Cassini-Huygens é um projeto conjunto de agências espaciais dos EUA, Europa e Itália para estudo de Saturno. A sonda Cassini foi lançada para o espaço em 1997 e em 1 de julho de 2004 atingiu a órbita de Saturno. O aparelho Huygens estudou a atmosfera de Titã. Depois da separação de Huygens da Cassini, a sonda continuou estudando o planeta.

Fonte

Anúncios