Space 360: RT Revela Primeira Visão Panorâmica 4K da Terra a Bordo da ISS

Vídeo Postado em Atualizado em

A nova edição do documentário de 360° do portal RT sobre a Estação Espacial Internacional, o cosmonauta Andrey Borisenko nos leva à parte favorita da estação “de todos os membros da tripulação” – a Cúpula, montada no lado virado para a Terra da ISS.

58327786c3618847258b45a2
“Este é o lugar onde qualquer astronauta ou cosmonauta que visita a ISS quer passar todo o seu tempo livre”, diz Borisenko, que recentemente chegou à estação para seu segundo período de seis meses. “Embora na verdade, não há realmente muito tempo livre aqui”.

A Cúpula, concluída em 2010, foi construída por uma razão prática. É a partir daqui que a tripulação é capaz de operar o braço robótico que é visível diretamente a partir dele, ao lado do segmento russo da estação (muitas vezes com uma nave Soyuz anexado) e os laboratórios dos EUA e do Japão.

Mas desde o início, se tornou o local favorito para os exploradores espaciais de todos os segmentos da ISS, que se revezam se empurrando em microgravidade para a sala apertada, com sete janelas, que pode ser fechada a qualquer momento, com um complexo mecanismo em caso de despressurização.

space-360

A astronauta da NASA, Sunita Williams confessou que gosta de tentar adivinhar qual parte da Terra está passando a ISS, a julgar pela formação das nuvens e do solo. Muitos dos fotógrafos mais ávidos de missões anteriores também “acamparam” na Cúpula, tanto para fotos artísticas como científicas.

Borisenko diz que muitas vezes fica confuso ao fazer qualquer coisa, uma vez que ele está na cúpula, simplesmente olhando nosso planeta natal.

“Não importa quantos mais planetas vamos descobrir, a Terra será sempre a mais bonita”, diz o cosmonauta de 52 anos.

O explorador espacial russo também gosta de se divertir com os Terraplanistas (teoria da Terra Plana).

“Você pode ver aqui que a Terra é redonda – não há elefantes ou baleias a segurando”, diz Borisenko.

A RT enviará regularmente segmentos do projeto Space 360 – uma iniciativa conjunta da RT, da agência espacial russa Roscosmos, e da Energia Rocket and Space Corporation, fabricante do Soyuz, com o cosmonauta russo Andrey Borisenko como host e guia turístico.

O projeto especial “Space 360” da RT está disponível em seis idiomas (russo, inglês, espanhol, francês, alemão e árabe), bem como no aplicativo RT360 Especial (Google Play, App Store, Oculus).

A RT é líder entre os meios de comunicação mundiais na produção de vídeos panorâmicos de 360 graus, que são feitos juntando imagens simultâneas filmadas por várias câmeras. Os uploads recentes incluíram uma excursão da capitânia russa, o almirante Kuznetsov, que está operando fora da costa de Síria, vídeos que capturam a devastação de Palmyra e o caos durante a demolição do campo de refugiado de Calais.

Pode iniciar sua viagem por este link: SPACE360

Fonte
Livre tradução por @fugadacaverna

 

Anúncios