Projeto MK ULTRA

Vídeo Postado em Atualizado em

MK ULTRA foi o nome de código dado a um programa ilegal e clandestino de experiências em seres humanos, feito pela CIA  ( Serviço de Inteligência dos Estados Unidos da América). As experiências em seres humanos visavam identificar e desenvolver drogas e procedimentos a serem usados em interrogatórios e tortura, visando debilitar o indivíduo para forçar confissões por meio de controle de mente.

mk-ultra

As várias drogas utilizadas, todas do tipo drogas psicoativas, incluindo Mescalina, LSD entre outras.

As experiências do MK ULTRA têm relação com o desenvolvimento de técnicas de tortura contidas nos Manuais KUBARK divulgadas também pelos treinamentos da Escola das Américas.

No livro “Torture and Democracy” (Tortura e Democracia em Português), do Professor Darius Rejali, ele traça a História do desenvolvimento de métodos de tortura incluindo a passagem pelos estudos da CIA no MK ULTRA, os Manuais KUBARK , as técnicas utilizadas em Abu Ghraid e a evolução de tortura desde os tempos medievais como uma atividade de interesse de vários governos.

O historiador Professor Alfred W. McCoy, em seu livro intitulado “Uma questão de Tortura: Interrogatórios da CIA da Guerra Fria a Guerra ao Terrorismo” (título original em inglês: Question of Torture: CIA Interrogation, From the Cold War to the War on Terror”), documenta a relação dos experimentos do MK ULTRA e sua evolução cuminando na tortura em Abu Ghraib, Guantánamo e técnicas ainda utilizadas pelos Estados Unidos em prisões dentro e fora do país.

 

Anúncios