As 10 Multinacionais Mais Perigosas do Mundo

Postado em Atualizado em

010000

Não importa onde você more, é impossível escapar da globalização.
A única saída, é se informar para poder escolher com consciência antes de comprar.
Comece a cultivar e a fabricar seus alimentos, reduza o consumo do petróleo e seus derivados, refloreste, compre o necessário, ouça sua voz interior em vez da voz da publicidade… são pequenos passos para escapar de grandes monstros.
E lembre-se sempre que, o poder da escolha está em suas mãos, não lhes dê o prazer de cair em suas garras.


1. Chevron

001
Várias das grandes companhias petroleiras poderiam estar nesta lista, mas a Chevron merece um lugar especial. Entre 1972 e 1993, a Chevron (então Texaco), derramou 18 bilhões de galões de água tóxica nos bosques tropicais do Equador sem nenhum tipo de reparação, destruindo os meios de subsistência dos agricultores locais e adoecendo a população. A Chevron também contaminou os EUA em 1998. Richmond (Califórnia), processou a Chevron por despejo ilegal sem passar por tratamento das águas residuais, contaminando o abastecimento local de água, como em New Hampshire em 2003.

A Chevron foi a responsável pela morte de vários nigerianos que protestaram contra a empresa por sua presença e exploração do delta nigeriano. A Chevron pagou à milícia local, conhecida por seus abusos contra os direitos humanos, para acabar com os protestos e inclusive, lhes providenciou helicópteros e barcos. Os militares abriram fogo contra os manifestantes, em seguida queimaram suas aldeias até o chão.

2. De Beers

002
Esta empresa não poupa gastos e financia, apoia e cria autênticas guerrilhas e ditaduras do terror para poder continuar recebendo através de exploração de crianças e adultos, pedras preciosas. Em Botswana, a De Beers foi culpada pela ‘limpeza’ da terra onde extraiu os diamantes, incluindo a mudança forçada os povos indígenas que haviam vivido ali durante milhares de anos. O governo supostamente, cortou o abastecimento de água, os ameaçou, torturou e enforcou publicamente os resistentes.

Sem deixar de lado sua nula responsabilidade ambiental, seus nulos direitos trabalhistas, as vidas humanas e suas campanhas raciais e machistas.

3. Phillip Morris

003
A Phillip Morris é a maior fabricante de cigarros dos EUA e do mundo.

É conhecido por causar câncer em fumantes, assim como defeitos de nascença em crianças se a mãe fumar durante a gravidez. O fumo do cigarro contêm 43 carcinógenos conhecidos e mais de 4000 substâncias químicas, incluindo o monóxido de carbono, formaldeído, cianeto de hidrogênio, amônia, nicotina e o arsênico. A nicotina, a principal substância química psicoativa do tabaco, demonstrou causar dependência psicológica. Fumar aumenta a pressão arterial, afeta o sistema nervoso central e obstrui os vasos sanguíneos. As bitucas dos cigarros são um dos principais contaminantes que os fumantes jogam rotineiramente, e são lentas para degradar. Muitos destes filtros acabam no solo ou na água, onde seus produtos químicos se comportam como verdadeiras sanguessugas.

O tabaco não apenas contamina a terra durante seus extensos hectares de mono cultivo, os quais são pulverizados diariamente com agrotóxicos, mas sua produção industrial também contamina (são utilizados enormes quantidades de papel, algodão, papelão, metal, combustíveis…), seu consumo contamina a atmosfera, prejudica seus compradores e os que os rodeiam. Sua bituca demora anos para se degradar proporcionando ao solo e à água uma enorme quantidade de tóxicos.

4. Coca-Cola

004
A bebida favorita do mundo ou “leite do capitalismo”, acumula processos e sanções em diversos países derivados de graves atos de contaminação, más práticas trabalhistas e uso de água não autorizado.

Na fase de produção, a companhia utiliza quase três litros de água por litro de produto finalizado. As águas descartadas são poluentes, que a multinacional deposita em locais protegidos, como ocorreu na Colômbia, situação a qual, foi multada em agosto passado, pela Secretariai Distrital do Ambiente de Capellania, na área de Fontibón.  O feito é considerado um atentado contra uma área de especial importância e de proteção ecológica. O processo por contaminação da área úmida de Capellania deu origem à caducidade da permissão de despejo concedido à multinacional por cinco anos e a não autorização da Secretaria de Ambiente para renovar esta permissão. Posteriormente, mediante visitas técnicas foi verificado que o estado da rede de esgoto da Coca-Cola e a realização de resíduos industriais, eram evidentemente não autorizados.

Uma situação semelhante ocorreu na Índia em 2005 onde cerca de mil manifestantes marcharam para pedir que fechassem a instalação próxima à Varanasi, eles tinham certeza de que todas as comunidades próximas à indústria de engarrafamento da Coca-Cola sofriam com a escassez e com a contaminação de seus solos e lençóis freáticos. Análises toxicológicas registraram a presença de alta percentagem de pesticidas proibidos como o DDT e como “bons vizinhos” distribuíram seus resíduos industriais aos agricultores de Mehdigani sob o argumento de que serviam de ‘adubo’. O resultado é que hoje os solos são estéreis.

E como se isso não bastasse, a bebida em questão, juntamente com o consumo excessivo de água, não fornece nenhum elemento nutritivo, ao contrário, contém altas concentrações de açúcar, e é um dos principais contribuintes da obesidade que afeta cada vez em maior número nossas populações do terceiro mundo, gerando assim, problemas dentários. E o efeito de “matar a sede”, é conseguido através do uso de ácido fosfórico.

Você sabia que…

* A Espanha é o país europeu que mais consome Coca-Cola?
* Outros de seus produtos são a Fanta, Sprite, Aquarius, Netea, Minute Maid, Tab, Sonfil, Finley, Nordic Mist ou Fruitopia (há 324 produtos diferentes).
* Uma lata de 355 ml possui 37 gramas de açúcar?
* Em 1931 a Coca-Cola mudou o traje verde do Papai Noel para vermelho para uma campanha publicitária, para combinar com sua cor corporativa?
* Outras universidades em Atlanta, Toronto, Califórnia, Irlanda ou Berlim já expulsaram a Coca-Cola de seus campus?
* As garrafas de plástico da Coca-Cola na Espanha não são de material reciclado, mas sim de plástico virgem.
* Coincidência que o ex-presidente mexicano Fox seja o ex-representante da Coca-Cola? E Adolfo Calero, ex-gerente da Coca-Cola, agente da CIA e figura pública dos “contras” da Nicarágua? E o embaixador dos EUA na Índia? E o magnata golpista Cisneros na Venezuela? E o ministro Jorge Presno do Uruguai?
* Ela conta com delegações em mais de 200 países, incluindo paraísos fiscais como Bahrein ou as Ilhas Cayman, para evitar impostos sobre seus lucros…
* No ano de 2003 obtiveram lucros de 21.044 bilhões de dólares (a metade dos gastos previstos pela
* Impulsiona potentes grupos de pressão: se opôs ao tratado de Kyoto através de seus lobbys do US Council for International Business e Business Round Table, modificou regulamentos na União Europeia através da American Chamber of Comerce, foi fundadora do International Life Science Institute, muito influente na FAO e na OMS, etc.
* Contém produtos transgênicos.

A próxima vez que quiser uma bebida, lembre-se da contaminação das águas, do uso não autorizado de águas subterrâneas, violência, que um litro de Coca-Cola equivale a três de água… talvez seja melhor uma limonada.

5. Pfizer
005
Como se o uso massivo a Pfizer na experimentação animal não fosse suficientemente arrasador, a Pfizer decidiu utilizar as crianças nigerianas como cobaias. Em 1996, a Pfizer viajou a Kano na Nigéria; para testar um antibiótico experimental no terceiro mundo para combater doenças como o sarampo, a cólera e a meningite bacteriana. Administraram trovafloxacina em aproximadamente 200 crianças. Dezenas delas morreram no experimento, enquanto que muitas outras desenvolveram deformidades físicas e mentais. A Pfizer também pode orgulhosamente afirmar que se encontra entre as dez primeiras companhias nos EUA que causam a contaminação da atmosfera.

E não deixe de lado os milionários ‘incentivos’ que ela fornece aos médicos e aos governos para que receitem seus ‘medicamentos’.

6. McDonald´s

006
A cada ano, milhares de crianças consomem o fast food de uma empresa que atua no desmatamento de florestas, na exploração trabalhista e na morte de milhares de animais: o McDonald´s. As estratégias de mercadotecnia habilmente desenvolvidas têm expandido a empresa McDonald´s há mais de 40 anos, onde a simpática imagem de Ronald McDonald e sua “Turma Feliz”, vende às crianças o gosto por fast food, associando-o com um ideal de alegria. Esta publicidade tem sido bem sucedida em diferentes partes do muno, contribuindo para altas taxas de obesidade infantil.

A alimentação que esta empresa fornece é totalmente carente de nutrientes. E mais, este alimento é conhecido mundialmente como junk food, e não é por nada que recebe este nome.

Os hambúrgueres e nuggets que o McDonald´s oferece, provém de animais que durante toda sua vida foram mantidos em condições artificiais: privados do ar livre e luz solar, permanecem amontoados ao ponto e não poder esticar suas pernas ou asas (no caso dos frangos), recheados com hormônios para acelerar seu crescimento e de antibióticos para combater as múltiplas infecções a que estão expostos, devido às condições de insalubridade e amontoamento. Os frangos são engordados à medida que suas patas não resistem ao peso.

Para estabelecer suas franquias, o McDonald´s adquire terrenos a baixo preço onde antes foram florestas tropicais desmatadas para a exploração de pecuária. Oferece salários mínimos a seus empregados, aproveitando-se das minorias étnicas e contratando menores de idade.

Os produtos do McDonald´s, com seu alto conteúdo de gorduras, açúcar e sal, estimulam as crianças a desenvolver sobrepeso, resistência à insulina e sua consequente diabetes tipo 2.

Ah, comentei que ele foi um os financiadores da campanha de George Bush?

7. Nestlé

nestle.jpg
A Nestlé e seu enorme manto de crimes contra o homem e a natureza, assim como para o desmatamento massivo em Borneo – habitat natural dos orangotangos em extinção – para cultivar óleo de palma, e a compra de leite de fazendas confiscadas ilegalmente por democrata no Zimbábue. A Nestlé começou a provocar os ambientalistas devido suas ridículas afirmações de que a água engarrafada é ‘ecológica’, a partir de então, foi descoberta sua rede sinistra de controle e destruição.

A Nestlé realizou esforços para incentivas mães de países do terceiro mundo a utilizarem seu leite substituto para lactantes no lugar do leite materno, sem adverti-las  dos possíveis efeitos negativos.Supostamente, a Nestlé contratou mulheres vestidas de enfermeiras para entregar a fórmula infantil gratuitamente, a qual é frequentemente misturada com água contaminada, os meios de comunicação não mencionaram as crianças que morreram de fome quando a fórmula se esgotou e suas mães não podiam mais pagar.

8. British Petroleum

007Quem pode esquecer a explosão de uma plataforma petroleira na costa do Golfo em 2010, que deixou 11 mortos além de milhares de aves, tartarugas marinhas e outros animais, destruindo a pesca e a indústria do turismo na região? Este não foi o primeiro crime da BP contra a natureza. Na verdade, entre janeiro de 1997 e março de 1998, a BP foi responsável por gritantes 104 derrames de petróleo. Treze trabalhadores da equipe de perfuração morreram em 1965 durante uma explosão, 15 em uma explosão em 2005. Também em 2005, uma balsa que transportava trabalhadores da BP afundou, matando 16 pessoas. Em 1991, a EPA citou a BP como a empresa mais poluente dos EUA. Em 1999, a BP foi acusada de tóxicos ilegais no Alasca, em seguida em 2010, por espalhar venenos muito perigosos no ar do Texas. Em julho de 2006, os agricultores colombianos ganharam um acordo contra a BP após acusarem a companhia de beneficiar-se de um regime de terror executado por paramilitares do governo colombiano que protegem o oleoduto de Ocensa. Claramente, não há maneiras da BP fazer a coisa certa.

9.Monsanto
008
Monsanto, criadora e fomentadora dos alimentos geneticamente modificados, hormônios de crescimento bovino e envenenamento por agrotóxicos. A lista da Monsanto inclui a criação da semente terminator, a qual originam plantas que nunca dão sementes para que os agricultores devam comprar a cada ano, o lobby para que rotulem como ‘livres de hormônios’ o leite e substitutos do leite para lactantes (é encontrado presente se o bovino ingerir hormônios de crescimento, um comprovado agente cancerígeno), assim como uma ampla gama de violações ambientais e de saúde humana associadas com o uso de venenos da Monsanto – “Agente Laranja”, sobretudo. Entre 1965 e 1972, a Monsanto despeja ilegalmente milhares de toneladas de resíduos altamente tóxicos em fazendas do Reino Unido. Segundo a Agência o Meio Ambiente, os produtos químicos estavam contaminando as águas subterrâneas e o ar 30 anos após serem despejados.

A Monsanto é notória por agredir os próprios agricultores que pretende ‘ajudar’, como quando processou um agricultor e o prendeu por guardar as sementes da colheita anterior para plantar na próxima.

10. Vale
009A mineradora Vale, transnacional brasileira presente em 38 países, é a maior empresa de exploração de minerais diversificados da América Latina e a segunda a nível mundial. Entre os méritos se destaca a participação da empresa no desenvolvimento da hidroelétrica Belo Monte, localizada em Altamira, Brasil, dado que o projeto afeta o rio Xingú, principal fonte de vida da região. Como resultado da intervenção da empresa, hoje a paisagem amazônica está sendo modificada severamente, como também a vida de milhares de pessoas ao longo de um dos principais rios do Brasil

Por sua vez, em Carajás, Pará, numerosas famílias foram deslocadas, perderam suas casas e parentes que morreram como resultado da construção da linha férrea construída pela empresa, também denunciada pelas péssimas remunerações e condições de trabalho que sofrem seus empregados.

Os impactos sobre as atividades da mineradora não se reduzem às denúncias dentro do Brasil. Na região de Tete, Moçambique, um povo foi deslocado de suas terras para que a empresa pudesse executar sua exploração de carbono. Em troca, a empresa construiu um reassentamento no bairro Cateme, onde as casas e serviços públicos não cumprem as condições básicas para o desenvolvimento da população.

Existem lamentavelmente muitas outras corporações que deveriam estar presente nesta lista, algumas como a Samsung, Tepco, Barklays, Microsoft, Intel, Sony…etc

Como o artigo seria muito extenso e triste, me comprometo a entregar-lhes futuramente uma lista das 10 multinacionais mais responsáveis e comprometidas. Elas existem? É verdade? Saberemos em breve.

 

Fonte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s