Nikola Tesla – Um dos mais incríveis cientistas da história humana.

Link Postado em Atualizado em

nikola-tesla

Nikola Tesla nasceu na aldeia de Smiljan, Croácia, no dia 10 de julho de 1856.  Seu pai, Milutin Tesla (sacerdote ortodoxo sérvio) e a mãe, Djuka Mandic (que vinha de uma família de inventores) contribuíram de forma determinante nas futuras escolhas de Tesla.
Durante o início da sua vida, Tesla foi atingido pela doença recorrentemente. Sofria de uma mal peculiar na qual clarões de luz que o cegavam apareciam em frente aos seus olhos, muitas vezes acompanhados de alucinações. A maioria das vezes as visões estavam ligadas a uma palavra ou ideia com a qual se deparava; apenas por ouvir o nome de um assunto, involuntariamente o visionava com detalhes realísticos.

Iniciou o estudo de Engenharia Elétrica, em 1875, no Instituto Politécnico de Graz (Realschule, Karlstadt), na Áustria e depois na universidade de Praga, sem haver concluído o curso. Em 1881 entrou para a companhia telefônica de Budapeste, onde começou sua carreira de engenheiro.
Dedicou-se a ler muitas obras, memorizando livros inteiros, tendo supostamente uma memória fotográfica Tesla relatou na sua autobiografia que tinha momentos pormenorizados de inspiração.

No ano de 1882, Tesla descobriu o campo magnético rotativo, um princípio fundamental da física e da base de todos os dispositivos que usam correntes alternadas. No mesmo ano, trabalhou na Companhia Continental Edison, em Paris. Dois anos depois, foi convidado para ser assistente do famoso cientista da época Thomas Alva Edison em Nova York, para onde se mudou.

Tesla01

Com o tempo, Edison e Tesla entraram em divergência sobre corrente contínua e também, por Tesla não haver recebido um gigantesco bônus prometido por Edison,  sendo o motivo de desentendimento e rompimento entre eles. Tesla havia criado ferramentas para tornar viável o uso da corrente alternada, uma forma eficiente de transmitir energia a grandes distâncias. A corrente alternada de Tesla é a que hoje corre nos fios de alta tensão de todo o globo.
O modelo polifásico alternado que conhecemos atualmente, também foi desenvolvido por Tesla, além de realizar cerca 40 patentes básicas dos EUA sobre o sistema. Todas estas patentes foram compradas por George Westinghouse. Foi aí que a guerra das correntes tomou corpo maior. O grande conflito era Edison (com sua corrente contínua) versus Tesla-Westinghouse (corrente alternada), que estes acabaram vencendo a batalha por que a tecnologia da corrente alternada se mostrou superior. Inventou também a corrente polifásica, comutadores elétricos e ligação em estrela, novos tipos de geradores e transformadores, comunicação sem fio, a lâmpada fluorescente, controle remoto por rádio e protótipos de transmissão de energia.

Empresários e o governo estadunidense conspiraram para acabar com seu gênio inventivo. Na lista de suspeitos, está Thomas Edison, que temia o sucesso de seu antigo empregado com a corrente alternada, e efetivamente liderou uma campanha para destruir o nome de Nikola Tesla. Ele organizou demonstrações nas quais animais eram eletrocutados de forma letal com equipamentos AC. Edison também fez parte dos conselheiros do departamento de guerra que rejeitou as propostas de Tesla para o Raio da Morte e seu radar. Por sua vez, J. P. Morgan também está relacionado na conspiração anti-Tesla. Morgan efetivamente ampliou sua já monumental fortuna explorando as idéias do inventor, até que ele descobriu que sua idéia era a criação de energia gratuita, uma idéia assustadora a qualquer capitalista respeitável. Ele imediatamente encerrou seu patrocínio a Tesla, e alguns argumentam que ele ainda tenha usado sua considerável influência para impedir que outros o patrocinassem.

Em 1894, ele recebeu o doutorado honoris causa pela Universidade de Columbia e Yale e a medalha Elliot Cresson pelo Instituto Franklin.   Em 1934, a cidade de Filadélfia concedeu-lhe a medalha John Scott pelo seu sistema de energia polifásico. Ele era um membro honorário da Associação Nacional de Luz elétrica e um membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência.

Tesla02

No aniversário de 75 anos, em 1931, o inventor apareceu na capa da revista Time. Tesla recebeu cartas de congratulações de mais de 70 pioneiros na ciência e na engenharia, incluindo Albert Einstein.

Tesla faleceu em 07 de janeiro de 1943 no Hotel New Yorker (Sala 3327 no 33 º piso), onde viveu durante os últimos dez anos de sua vida.
Um funeral de Estado foi realizada na   St. John the Divine Cathedral em Nova York. Telegramas de condolências foram recebidos de muitos notáveis, incluindo a primeira-dama Eleanor Roosevelt e vice-presidente Wallace. Mais de 2000 pessoas compareceram, entre eles vários prêmios Nobel. Ele foi cremado em Ardsley on the Hudson, em Nova York. Suas cinzas foram colocadas em uma esfera de ouro, a forma preferida de Tesla, em exposição permanente no Museu Tesla em Belgrado, juntamente com sua máscara mortuária.

– O governo, que sempre manteve Tesla a seu alcance quando apresentava suas propostas, tornou-se subitamente interessado em seu trabalho depois de sua morte. O FBI ordenou que o escritório de propriedades estrangeiras se apoderasse de todos os documentos de Tesla, um ato ilegal, uma vez que Tesla era cidadão americano desde 1891.
Os registros de Tesla foram considerados inofensivos para a segurança nacional, e seu arquivo foi encerrado em 1943, Ele foi reaberto em 1957, com a notícia de que os russos estariam realizando experiências com sua tecnologia. Muitos estão convencidos que o pentágono realizou várias experiências com projetos baseados na tecnologia de Tesla.

Essa é uma pequena parte da história do que considero um dos maiores gênios que temos conhecimento.

Abaixo algumas patentes de Nikola Tesla:

http://www.pesquisa-unificada.com/pesquisas/nikola-tesla/patentes-de-nikola-tesla/

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s